França propõe à UE criação de um centro de pesquisa sobre mudança climática

Kuru, 21 jul (EFE).- A ministra de Pesquisa e Educação Superior francesa, Valérie Précresse, propôs aos países da UE e da Agência Espacial Européia (ESA) a criação de um centro de pesquisa sobre a mudança climática e de uma estação de monitoração espacial para assuntos de segurança.

EFE |

Segundo a ministra da França, país que ocupa a Presidência rotativa da União Européia (UE), a Europa está em "um momento-chave" no desenvolvimento da política espacial.

A afirmação é similar a que Précresse havia feito antes da reunião que começou esta manhã entre os ministros da UE responsáveis pelo espaço, para avançar no objetivo de uma política espacial européia.

Sobre esta reunião informal, que é preparatória para o Conselho da UE de ministros do espaço, que será realizada em setembro, em Bruxelas, a ministra francesa se mostrou convencida de que o encontro "oferecerá a possibilidade de levar uma política espacial audaz, autônoma e coerente".

Sobre o centro de pesquisa sobre a mudança climática, a França propõe que sirva para fornecer dados e para a prestação de serviços aos cientistas sobre simulação digital.

Além disso, a França propõe a criação, neste mesmo âmbito ambiental, de uma rede européia de referência para a mudança climática, para elaborar relatórios sobre o tema em nível regional e sub-regional.

Na reunião, Précresse também apresentará aos ministros europeus a proposta de criação de uma estação espacial européia de monitoração, que garanta a segurança na Europa, tanto em assuntos de Defesa e segurança militar, como de proteção cidadã frente a possíveis ameaças derivadas do lixo espacial. EFE aqr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG