França prepara envio de um navio a Mianmar com ajuda para as vítimas

Paris, 9 mai (EFE).- A França anunciou hoje que está preparando o envio de um navio com 1.

EFE |

500 toneladas de ajuda para as vítimas do ciclone em Mianmar (antiga Birmânia), segundo um comunicado do gabinete do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O navio poderia chegar na quarta ou na quinta-feira, e se juntará aos 2 milhões de euros para assistência que deveria ser distribuída pelas ONG nesse país.

No comunicado, o presidente francês lembrou o princípio que permite socorrer a população civil, se as autoridades nacionais não o fazem, embora isso seja uma violação da soberania.

"As autoridades francesas têm intenção de se coordenar com as organizações no terreno para responder o mais eficazmente possível às necessidades urgentes da população", ressaltou a Presidência.

Ao término de uma reunião no Palácio do Eliseu com Sarkozy e com responsáveis de ONGs, o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, disse que o navio francês poderia chegar a Mianmar "em torno da quarta-feira".

O ministro francês reconheceu que o problema é saber onde e como chegará a ajuda humanitária, e como será distribuída.

"O ideal é passar pelas ONG. Trabalhamos para que sejam elas as que, pelo menos, supervisionem a distribuição". EFE ac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG