França pede que Governo israelense consolide trégua em Gaza

Paris, 11 fev (EFE).- O Executivo francês pediu hoje ao futuro Governo de Israel que consolide o cessar-fogo na Faixa de Gaza e que tome as medidas necessárias para concluir o processo de paz o mais rápido possível.

EFE |

Seja qual for o resultado das negociações para a formação do Executivo israelense, as autoridades desse país devem consolidar o cessar-fogo em Gaza a partir da "iniciativa egípcia, elaborada com a participação ativa da França", afirmou à imprensa o porta-voz do Ministério de Exteriores francês, Eric Chevalier.

Paris pede também que o futuro Governo se envolva "sem atrasos" no processo de paz e o termine "o mais rápido possível" com o apoio do Quarteto para o Oriente Médio (EUA, União Europeia, ONU e Rússia) e o conjunto da comunidade internacional.

"Esperamos também que este Governo respeite integralmente os compromissos assinados por Israel no Mapa de Caminho do Quarteto", acrescentou o porta-voz.

Em Israel, começam hoje os contatos para formar Governo, depois que o partido Kadima conseguiu uma apertada vitória com 28 cadeiras sobre o conservador Likud, com 27, nas eleições da terça-feira.

Esta diferença de um só deputado deixa o país frente a uma situação inédita, na qual o chefe de Estado deverá decidir se entrega o Governo ao partido mais votado ou ao de maior apoio parlamentar. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG