França pede para Israel não usar fósforo branco em ataques

Paris, 12 jan (EFE).- A França pediu hoje a Israel que não use fósforo branco em seus ataques contra Gaza, já que são armas tóxicas para a população, indicou hoje o porta-voz do Ministério de Exteriores, Eric Chevallier.

EFE |

O Governo francês se soma assim ao pedido realizado às autoridades israelenses pela ONG Human Rights Watch (HRW), que denunciou a utilização de fósforo branco por parte do Exército israelense para criar cortinas de fumaça.

A ONG assinalou em comunicado que a utilização deste produto é permitida pelo direito humanitário internacional, mas que "pode causar graves queimaduras" na população atingida, um risco ainda maior no caso de Gaza, "pela forte densidade da população".

"O uso de fósforo branco em áreas muito povoadas de Gaza viola as leis do direito internacional humanitário de que se deve adotar todas as precauções possíveis para evitar a morte e o ferimento de civis", assegurou a HRW.

Chevallier assegurou que a França reforça o pedido da HRW de que as autoridades israelenses deixem de utilizar este elemento, "em função de sua toxicidade na densidade de população de Gaza". EFE lmpg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG