França pede para a UE suspender voos ao México

Paris, 29 abr (EFE).- A ministra da Saúde da França, Roselyne Bachelot, pediu hoje à União Europeia (UE) que suspenda os voos ao México com o objetivo de fazer frente aos riscos de contágio da gripe suína.

EFE |

"Pedimos a nossos colegas da UE a suspensão dos voos de ida ao México", declarou Bachelot ao fim de uma reunião de crise organizada hoje pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A solicitação feita pela ministra francesa aos países-membros da UE deverá ser discutida amanhã, numa reunião entre os ministros de Transportes do bloco.

Bachelot disse ainda que as pessoas procedentes de países com focos da doença terão que preencher uma "ficha de rastreabilidade" nos voos de volta à França.

A medida é para que, caso mais tarde se confirme que no avião viajava uma pessoa com gripe suína, seja possível estabelecer verificar se alguém mais foi infectado durante o trajeto.

Ainda segundo a ministra, há um homem e uma mulher que chegaram do México nos últimos dias e que foram hospitalizadas em Paris com suspeita de gripe suína.

A confirmação destes dois casos ocorrerá em até 72 horas, disse a diretora do Instituto de Vigilância Sanitária, Françoise Weber.

Estas duas pessoas procuraram o serviço de saúde porque tinham sintomas de gripe. Porém, os primeiros exames indicaram que ambas foram contaminadas por um vírus da gripe tipo A que não corresponde a nenhum dos conhecidos até agora vinculados à gripe suína.

Há outras 18 pessoas que voltaram recentemente do México e que estão em observação na França por apresentarem sintomas parecidos com os da nova gripe.

Ontem, após as recomendações feitas pelas autoridades francesas, as operadoras de turismo do país decidiram suspender seus voos ao México até 31 de maio e repatriar os franceses que estão de férias no país de acordo com a disponibilidade de assentos nos aviões.

Da reunião de crise realizada hoje no Palácio do Eliseu, além de Sarkozy e de Bachelot, participaram também os ministros de Interior, Michèle Alliot-Marie, e do Orçamento, Eric Woerth, além dos secretários de Estado de Transportes, Dominique Bussereau, e de Assuntos Europeus, Bruno Lemaire. EFE ac/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG