crível e imparcial sobre eleições iranianas - Mundo - iG" /

França pede investigação crível e imparcial sobre eleições iranianas

Paris, 17 jun (EFE).- O Governo francês insistiu hoje em pedir às autoridades iranianas para que iniciem uma investigação crível e imparcial das recentes eleições presidenciais no país.

EFE |

Em declarações à imprensa, o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da França, Eric Chevallier, disse que esta é uma iniciativa necessária "para que a vontade democrática do povo seja plenamente respeitada".

As preocupações e as reivindicações das autoridades francesas se somam às de "candidatos às eleições presidenciais e de uma grande parte da sociedade iraniana", segundo o porta-voz, acrescentando que também se unem às de "muitos de seus parceiros da comunidade internacional".

O próprio presidente da França, Nicolas Sarkozy, expressou hoje sua preocupação com a onda de violência surgida no Irã após o processo eleitoral e considerou que a ideia de uma oposição iraniana representa uma "perspectiva interessante".

Segundo o porta-voz do Governo francês, Luc Chatel, Sarkozy reitera sua opinião de que a "cólera" da opinião pública iraniana está à altura das supostas "fraudes" registradas nas eleições de sexta-feira passada, vencidas pelo atual presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Desde a divulgação do resultado, o Irã é palco de manifestações e confrontos entre opositores e forças de segurança apoiadas por milicianos islâmicos afins ao Governo. Até agora, sete pessoas morreram nos distúrbios. EFE pi/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG