França pede ao Irã que pare de lançar mísseis

Paris, 28 set (EFE).- O Governo francês solicitou ao Irã que pare imediatamente com os lançamentos de mísseis Sejil e Shahab 3.

EFE |

"Apelamos ao Irã que opte pela via da cooperação e não pela do confronto, parando imediatamente com as atividades desestabilizadoras e respondendo sem demora às reivindicações da comunidade internacional", afirmou o Ministério de Exteriores da França, em declaração divulgada hoje.

Com isso, será possível chegar a uma solução negociada sobre o programa nuclear, acrescenta o texto no qual Governo francês ressalta que recebeu com grande preocupação o anúncio das autoridades iranianas sobre os últimos testes com mísseis balísticos.

Essas provas só reforçam as inquietações dos países da região e da comunidade internacional em torno das aspirações nucleares do regime de Teerã.

Além disso, segundo declarou à imprensa um porta-voz de Exteriores, constituem uma clara provocação.

Na próxima quinta-feira, deve ser retomada em Genebra uma negociação do Irã com o chamado Grupo 5+1 (Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França. Rússia, China e Alemanha).

A três dias da reunião, a França "adverte ao Teerã que se o país não quiser negociar seriamente, terá de arcar com as consequências".

EFE pi/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG