imediato da colonização - Mundo - iG" /

França pede a embaixador israelense fim imediato da colonização

Paris, 23 jul (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores francês convocou hoje o embaixador de Israel na França para lembrá-lo que é indispensável um congelamento imediato da colonização, incluindo o leste de Jerusalém e a abertura dos acessos a Gaza para avançar na solução do conflito entre israelenses e palestinos.

EFE |

"Todas as partes devem respeitar os compromissos adquiridos com o Mapa do Caminho", disse um porta-voz da diplomacia francesa, que acrescentou que esses esforços são "indispensáveis para salvaguardar a solução dos dois Estados e permitir relançar as negociações sobre uma base crível".

O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, anunciou na terça-feira que tinha convocado ao embaixador israelense na França, Daniel Shek, dias depois de os Estados Unidos fazerem o mesmo.

O Ministério de Exteriores francês acrescentou que "Israel deve abrir de maneira regular os pontos de quebra para permitir a reconstrução de Gaza e o retorno à vida normal".

A mesma fonte ressaltou a "necessidade de que as forças de segurança israelenses respeitem o direito internacional aplicável aos agentes diplomáticos e consulares", já que alguns diplomatas franceses tiveram "dificuldades de circulação nos territórios palestinos". EFE jaf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG