França pede a embaixador iraniano explicações sobre pleito

Paris, 15 jun (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores da França convocou hoje o embaixador iraniano em Paris para que explique os eventos no Irã e tire dúvidas sobre a regularidade da apuração nas eleições presidenciais, informou um porta-voz da Chancelaria francesa.

EFE |

"A França, como seus sócios na União Europeia (UE), espera respostas claras a suas dúvidas sobre a regularidade da apuração", disse a fonte.

A diplomacia francesa espera "que o embaixador forneça explicações claras sobre os eventos no Irã" e ouça as "preocupações" da França sobre o pleito, contestado pelo opositor e reformista iraniano Mir Hussein Moussavi, que pediu a anulação da apuração e uma nova votação.

"A França condena as várias detenções, principalmente de personalidades políticas", a "repressão brutal as manifestações pacíficas e os vários atentados contra a liberdade de imprensa, de expressão e comunicação", acrescentou a fonte.

O Ministério de Exteriores convocou o embaixador iraniano um dia depois de o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, ter lamentado a reação "brutal" aos protestos contra a reeleição do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. EFE jaf/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG