França pagou resgate por Betancourt em 2003, segundo TV de Bogotá

A França pagou em 2003 uma soma em dinheiro para tentar libertar a franco-colombiana Ingrid Betancourt, resgatada finalmente pelo Exército da Colômbia na semana passada, revela nesta segunda-feira o Telejornal RCN, que cita um e-mail do ex-número dois da guerrilha das Farc Raúl Reyes.

AFP |

Segundo o telejornal, em um dos computadores encontrados com Raúl Reyes, morto em uma operação militar, havia informações de que os franceses foram enganados ao pagar um resgate por Betancourt.

O canal de TV informa que um e-mail de Reyes enviado ao então chefe das Farc, Manuel Marulanda, relata esta situação, da qual tomou conhecimento por intermédio de Noel Sáez, o delegado francês enviado para facilitar as negociações com os rebeldes.

"É incompreensível porque vocês (os delegados europeus) entregaram dinheiro pela libertação da senhora Ingrid Betancourt sem antes conferir as identidades e pedir garantias para as pessoas que os enganaram e os assaltaram em suas boas intenções humanitárias", diz o e-mail encontrado no computador de Reyes.

O telejornal lembrou que quinze dias antes da data do e-mail, enviado em 28 de julho de 2003, um avião militar francês pousou no Brasil, na fronteira com a Colômbia, a espera de Betancourt.

Noel Sáez é o mesmo emissário que estabeleceu contatos com as Farc antes da libertação de Ingrid e de outros 14 reféns, na quarta-feira.

Sáez chegou no sábado passado, dia 28 de junho, a uma "zona das Farc" próxima à fronteira com o Equador e situada a cerca de 400 km do local onde Ingrid foi resgatada pelo Exército colombiano.

Nesta "zona das Farc", os emissários europeus se reuniram com um "homem de confiança de Alfonso Cano (atual líder da guerrilha), a seu pedido", explicou o próprio Sáez no domingo.

Este homem pediu que "esperássemos alguns dias" para obter a resposta de Alfonso Cano sobre um possível acordo envolvendo os reféns, mas por razões de segurança, os emissários partiram sem a resposta e regressaram a Bogotá em 30 de junho, dois dias antes do resgate de Ingrid.

pro/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG