Paris, 18 nov (EFE).- A França está satisfeita com o acordo de retirada das tropas americanas do Iraque, aprovado pelo Governo iraquiano e que precisa agora ser ratificado pelo Parlamento, afirmou hoje um porta-voz do Ministério de Exteriores francês.

"Sempre consideramos que, para se sentir plenamente responsáveis por seu destino, os iraquianos devem recuperar sua soberania em todos os domínios. Isso precisa de uma retirada progressiva e organizada das forças estrangeiras", afirmou o porta-voz.

Afirmou que a retirada deve ser feita "à medida que as forças de segurança iraquianas consigam garantir de forma autônoma sua missão no país".

O porta-voz disse que a França apóia a missão de assistência da ONU no Iraque, que "desempenha um papel importante a favor da reconstrução e da paz".

"Consideramos favoravelmente o acompanhamento dos esforços" da missão "a favor do diálogo político e da reconciliação nacional", disse.

O ministro de Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari, e o embaixador americano no Iraque, Ryan Crocker, assinaram ontem o projeto de acordo de segurança sobre o futuro da presença das tropas dos EUA no país. EFE lmpg/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.