França impõe presença de bafômetros em casas noturnas

Medida obriga estabelecimentos a contarem com etilômetros que os clientes poderão solicitar para saber o nível de álcool consumido

EFE |

As casas noturnas e bares que vendem álcool na França deverão ter, a partir desta quinta-feira, bafômetros à disposição dos clientes, após entrar em vigor uma norma governamental para prevenir os acidentes de trânsito.

Leia também:
- Prefeito de Londres quer testes diários de bafômetro para infratores alcoolizados
- Americano embriagado usa filha de 9 anos como motorista


A medida obriga esses estabelecimentos a contarem com etilômetros químicos ou eletrônicos, que os clientes poderão solicitar para saber o nível de álcool consumido, indicaram em comunicado conjunto os ministérios do Transporte, Interior e Saúde.

A regra entra em vigor um dia depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter anunciado que antes de meados de 2012 todos os veículos terão que possuir obrigatoriamente um bafômetro que impeça sua partida caso o teste dê positivo.

O governo francês espera, por meio de um cartaz situado na saída desses locais com a frase "Sopre e Saberá", que "o gesto de autocontrole seja generalizado".

A medida chega semanas antes das festas de fim de ano, quando tradicionalmente ocorrem mais detenções por casos de embriaguez ao volante.

O problema afeta principalmente os jovens, já que a cada semana mais de uma 20 pessoas entre 15 e 24 anos perdem a vida nas estradas da França, lembrou o Executivo em sua nota.

    Leia tudo sobre: françabafômetrotrânsitoacidente de trânsitoetilômetrosarkozyálcoolbebida

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG