França homenageia Camus nos 50 anos da morte do escritor

Paris, 4 jan (EFE).- No 50º aniverário da morte do Prêmio Nobel de Literatura Albert Camus (1913-1960), que se completa hoje, a imprensa francesa rende um tributo à figura do escritor e filósofo, cuja vida e obra também é destaque nas estantes de livrarias e bibliotecas.

EFE |

Um filme sobre a vida do autor de "O Estrangeiro" dirigido por Laurent Jaoui será exibido pelo canal público "France 2" na quarta-feira, oito dias antes de a mesma emissora dedicar a Camus o programa "Vous aurez le dernier mot!".

Já o canal "France 5" vai exibir um documentário sobre o escritor no próximo dia 7. O programa especial vai contar com a participação da neta de Camus, Catherine.

A "France 3", outra emissora pública, abordará a vida filósofo existencialista ainda esta semana, na atração "Ce soir ou jamais!" do apresentador Frederic Taddei. O canal também apresentará o romance "O Estrangeiro" no programa "Un livre toujours", de Olivier Barrot.

Além disso, a rádio "France Culture" homenagerá o autor de "Calígula" com uma programação especial de 10 horas dedicada ao escritor.

Nas livrarias, as prateleiras estão cheias de edições sobre i escritor nascido na Argélia, como o álbum de fotos e lembranças editado por sua filha Catherine, intitulado "Albert Camus: solitaire et solidaire".

Há também várias biografias, como "Camus, une passion algérienne" de Stéphane Babey; "Albert Camus: fils d'Alger", de Alain Vircondelet; "Les derniers jours de la vie d'Albert Camus", de José Lenzini, ou o "Dictionnaire Albert Camus", escrito por Jeanyves Guérin.

Além de dedicar algumas de suas páginas de cultura ao filósofo, as revistas e os jornais também homenagearão o autor de uma maneira especial. A "Télérama" publicará um número especial intitulado "Camus, le dernier des justes". O jornal "Le Figaro" fará o mesmo, com a publicação de "Camus, l'écriture, la révolte, la nostalgie".

EFE jaf/sa-sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG