França expressa preocupação com lançamento de satélite iraniano

Paris, 3 fev (EFE).- O Governo francês expressou hoje sua preocupação com o lançamento do primeiro satélite de fabricação iraniana, argumentando que conta com uma tecnologia similar à dos mísseis balísticos.

EFE |

"O fato de que haja uma grande semelhança tecnológica nos preocupa", disse hoje à imprensa o porta-voz do Ministério de Exteriores francês, Eric Chevalier.

Batizado com o nome de Omid, que significa "esperança" em persa, é o primeiro satélite de fabricação 100% iraniano, que hoje foi colocado em órbita, como anunciou a agência oficial "Irna".

Chevalier insistiu em que a tecnologia utilizada pelas autoridades iranianas neste míssil é "muito similar às capacidades balísticas".

O lançamento do satélite- por ordem do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad - coincide com as celebrações do 30º aniversário da Revolução Islâmica de 1979 Segundo a agência iraniana, o satélite dará 15 voltas ao redor da Terra a cada 24 horas e será controlado em duas ocasiões durante cada volta pelas estações terrestres. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG