França está disposta a facilitar contato entre Assad e Olmert

Paris, 18 jun (EFE).- A França está disposta a facilitar um contato entre o presidente sírio, Bashar al-Assad, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, na cúpula Euromediterrânea de 13 de julho, em Paris, disse hoje o secretário-geral do Palácio do Eliseu, Claude Guéant.

EFE |

Após afirmar que o próprio Olmert sugeriu que a cúpula de lançamento do projeto de União pelo Mediterrâneo pode ser uma oportunidade para "contatos diretos", Guéant disse que não sabia se isso acontecerá.

"Mas é a vocação pacífica da França de tentar fazer" que seja o caso, disse à emissora "Europe 1" o braço direito do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no Palácio do Eliseu.

O chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, já tinha destacado nesta terça-feira que Assad estará "na mesma mesa" que os israelenses na cúpula de julho em Paris.

"Ficamos felizes que os sírios falem com os israelenses. Nesse dia (13 de julho) será possível fazer isso, se quiserem", acrescentou o ministro que, para "preparar isso", receberá em 4 de julho o ministro de Exteriores sírio, Walid Moualem.

A Síria e Israel acabam de protagonizar uma nova rodada de conversas indiretas através da Turquia.

Guéant, que no domingo passado se reuniu com o presidente sírio em Damasco, disse que o objetivo das conversas era "começar a falar" da União pelo Mediterrâneo. EFE al/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG