visão e abertura do discurso de Obama - Mundo - iG" /

França elogia visão e abertura do discurso de Obama

A França saudou nesta quinta-feira a visão e a abertura do discurso do presidente americano, Barack Obama, no Cairo, que qualificou de declaração muito importante, tanto do ponto de vista simbólico quanto do ponto de vista político.

AFP |

A presidência francesa informou em comunicado que o presidente Nicolas Sarkozy "elogiou a visão e a abertura do discurso pronunciado no Cairo pelo presidente Obama".

Mais cedo, o porta-voz da chancelaria francesa, Eric Chevallier, declarou que "o discurso do presidente Obama tem um grande impacto simbólico, mas também político".

"O discurso mostra uma América voltada para o diálogo, a tolerância, o respeito mútuo, a rejeição de qualquer perspectiva de tensões entre culturas e civilizações. Este discurso indica claramente, e sem rodeios, o compromisso dos Estados Unidos em favor da paz no Afeganistão, no Iraque, no Paquistão e no Oriente Médio, do direito e da justiç, com a reafirmação do fechamento de Guantánamo, assim como da democracia", acrescentou.

"Estes são os Estados Unidos da América com os quais gostamos de trabalhar", finalizou o porta-voz.

Durante seu discurso, Obama afirmou "buscar" uma "nova relação entre os muçulmanos e os Estados Unidos". Ele se pronunciou a favor da criação de um Estado palestino, lembrou o "forte vínculo" entre os Estados Unidos e Israel, pediu o fim da colonização nos territórios palestinos e insistiu na necessidade de "enfrentar o extremismo violento sob todas suas formas".

Ele também disse que o confronto com o Irã, suspeito de querer desenvolver a arma nuclear, chegou a "uma etapa crucial".

prh/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG