França e Grã-Bretanha têm divergências sobre política agrícola

França e Grã-Bretanha evidenciaram na noite desta terça-feira suas divergências sobre as lições contidas na crise agrícola e na alta dos preços dos alimentos para a política agrícola comum da União Européia.

AFP |

A ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, criticou as propostas de seu colega britânico, Alistair Darling, para que a UE abandone todos os subsídios agrícolas, que na sua opinião contribuem para elevar os preços dos alimentos.

Darling "tem este talento formidável de publicar cartas na noite que precede" uma reunião importante, ironizou Lagarde, sobre uma mensagem enviada na segunda-feira pelo ministro britânico a seus colegas europeus, antes da reunião dos ministros de Finanças da zona euro, em Bruxelas.

"Não estou certa de que acabar com todos os subsídios seja uma boa opção em termos de política agrícola", disse Lagarde em entrevista coletiva.

Em sua carta, o ministro britânico defende a prorrogação e até a ampliação da suspensão das barreiras alfandegárias na Europa sobre a maior parte dos cereais, decidida no ano passado pela UE para responder ao aumento da demanda mundial e dos preços dos alimentos.

slb/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG