França e EUA trabalham para organizar conferência de paz sobre O.Médio

Paris, 11 jan (EFE).- A França e os Estados Unidos trabalham juntos para organizar uma conferência de paz sobre o Oriente Médio, afirmaram hoje fontes diplomáticas francesas, após o encontro, em Paris, do ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, e do representante americano para a região, George Mitchell.

EFE |

A ideia de uma nova cúpula de paz pode se concretizar amanhã, após o encontro que acontecerá em Bruxelas entre Kouchner, Mitchell e a alta representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Catherine Ashton.

Também estarão no encontro o emissário do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, e o ministro de Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, cujo país preside o bloco europeu.

As fontes disseram que Kouchner e Mitchell falaram sobre a possibilidade de impulsionar esta conferência.

O objetivo de Paris e Washington é "recuperar as negociações" entre israelenses e palestinos, disseram as fontes.

Neste sentido, Mitchell reiterou, em Paris, o apoio dos Estados Unidos a "uma solução de dois Estados" no Oriente Médio.

O enviado americano lembrou que o presidente americano, Barack Obama, aposta em "uma paz global no Oriente Médio", o que inclui também negociações com Síria e Líbano.

Tanto Mitchell quanto Kouchner reiteraram que a solução para o conflito passa pela criação de dois Estados, um israelense e outro palestino. EFE lmpg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG