França diz ter localizado caixas-pretas do voo 447

Marinha acredita ter localizado as caixas-pretas em um raio de 3 km a 5 km

iG São Paulo |

A área onde estariam localizados os gravadores da caixa-preta do Voo 447 da Air France foi encontrada, segundo a autoridade francesa responsável pelas investigações de acidentes aéreos. A aeronave, que ia do Rio de Janeiro a Paris, caiu numa região remota do Oceano Atlântico durante uma tempestade, matando 228 pessoas, em 31 de maio de 2009.

iG São Paulo
Destroço do Air France localizado no ano passado
O BEA, órgão francês que investiga acidentes aéreos, disse que a área de buscas foi reduzida para entre 3 e 5 quilômetros quadrados. A delimitação da área foi feita depois que os equipamentos captaram um sinal sonoro vindo do fundo do mar com o auxílio de um sofisticado aparelho ultrassensível durante as buscas iniciais no ano passado.

"O BEA foi informado ontem [quarta-feira]... que os gravadores da caixa preta foram rastreados pelo Ministério da Defesa, graças a dados da primeira fase da investigação, Um novo perímetro para as buscas foi determinado", disse uma porta-voz da BEA.

Cautela

O porta-voz do governo francês Luc Chatel aconselhou cautela. "Agora precisamos ver se há possibilidade de recuperação e ver a qual profundidade estão", disse. As informações das caixas-pretas ficariam preservadas por até 45 dias.

Duas embarcações sofisticadas, usando submarinos em miniatura, tem vasculhado a área. No início desta semana, o BEA informou que ampliaria as buscas no fundo mar pelos destroços da aeronave e que elas seriam feitas numa área ampliada.

As especulações sobre as causas do acidente se concentraram na possibilidade de congelamento dos sensores de velocidade, que aparentemente deram leituras inconsistentes antes do desaparecimento da aeronave. Os investigadores, no entanto, precisam recuperar os gravadores de voo para confirmar ou refutar essa teoria.

(*com informações da Reuters)

    Leia tudo sobre: Air France

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG