França diz que Rússia e UE se aproximam de acordo de cooperação

São Petersburgo (Rússia), 28 out (EFE).- O chanceler francês, Bernard Kouchner, anunciou hoje que durante a cúpula entre União Européia e Rússia, em Nice, será fixado o calendário das conversas para um novo acordo estratégico de cooperação.

EFE |

"As conversas para uma nova cooperação podem se limitar ao prazo que se estabelecerá, caso não aconteçam circunstâncias imprevistas.

Até o momento não aconteceram e se até o dia 30 não ocorrer imprevistos, acho que fixaremos um novo calendário", declarou o ministro, em São Petersburgo.

Segundo Kouchner, ninguém suspendeu os contatos para um novo acordo base entre UE e Rússia, mas "ficaram adiados" devido ao conflito bélico russo-georgiano de agosto passado pelo controle da separatista Ossétia do Sul.

O chanceler informou que as conversas para este novo acordo se darão ao mais alto nível nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no balneário francês de Nice.

"Acho que alcançaremos um progresso e que as conversas para esta nova cooperação poderão acontecer segundo o programado", ressaltou em coletiva de imprensa, após a reunião do conselho de cooperação permanente entre UE e Rússia, segundo a agência oficial russa "RIA Novosti".

Por outra parte, o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, assinalou que Rússia e UE acordaram continuar as consultas não oficiais para um novo acordo de segurança global em nível europeu.

"Nos encontramos em uma etapa de contatos não oficiais, em uma fase de concretização de nossas propostas, depois que em 5 de junho o presidente russo (Dmitri Medvedev) apresentasse esta iniciativa em Berlim", frisou.

O chanceler russo ressaltou, no entanto, que por enquanto não é possível falar de datas, ao menos até a assinatura de um acordo. EFE ak/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG