França diz que base em Abu Dhabi é mensagem de paz para região

Abu Dhabi, 26 mai (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que a base militar de seu país inaugurada hoje em Abu Dhabi é uma mensagem de paz para a região, porque seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da segurança e à estabilidade no Oriente Médio.

EFE |

Segundo a agência de notícias oficial árabe "WAM", Sarkozy apontou que a base naval servirá também para o treinamento das tropas marítimas dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Sarkozy inaugurou hoje, junto ao chefe de Estado dos EAU, Jalifa Bin Zayed al-Nahiyan, o quartel, batizado como "Base Marítima da Paz", que dará apoio logístico à frota francesa que opere ou se encontre em trânsito pela região.

O centro fica no Estreito de Ormuz, entre a península Arábica e o Irã, e se trata da primeira base militar naval francesa no Golfo Pérsico, como assinalou a "WAM".

Por outro lado, Sarkozy e Nahiyan foram a uma cerimônia para celebrar o início da construção do futuro museu do "Louvre das Areias" em Abu Dhabi, que será edificado na ilha de Saadiyat sobre uma superfície de 24 mil metros quadrados, oito mil deles dedicados a salas de exibição.

Durante o ato, Sarkozy, que chegou ontem à noite aos EAU, expressou o respeito que seu país tem pelos Emirados e destacou o papel da cultura e o diálogo para aproximar as sociedades.

Além disso, ambos os líderes mantiveram uma reunião na qual estudaram as medidas necessárias para impulsionar as relações bilaterais e analisaram a cooperação entre França e EAU nos campos político, econômico, cultural e científico.

Ambos os líderes assinaram vários acordos e memorandos de entendimento nos âmbitos da segurança, defesa e representação diplomática bilateral. EFE mys/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG