Óscar Lizcano, sequestrado há oito anos pela guerrilha, informou a presidência francesa à AFP." / Óscar Lizcano, sequestrado há oito anos pela guerrilha, informou a presidência francesa à AFP." /

França disposta a dar asilo a guerrilheiro das Farc

A França está disposta a conceder asilo político, depois de verificar a situação judicial, ao guerrilheiro das Farc que fugiu com o ex-congressista colombiano http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/10/26/lizcano_o_politico_colombiano_que_mais_tempo_passou_em_poder_das_farc_2071453.html target=_topÓscar Lizcano, sequestrado há oito anos pela guerrilha, informou a presidência francesa à AFP.

AFP |

Acordo Ortográfico

O asilo político ao guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "será concedido sob reserva de verificação da situação judicial", destacou o Palácio do Eliseu.

O presidente colombiano Alvaro Uribe afirmou no domingo que a França aceitara conceder asilo político ao insurgente que desertou das Farc e facilitou a fuga de Lizcano.

"Isaza", o guerrilheiro que vigiou Lizcano nos últimos meses, receberá também uma recompensa do Governo colombiano por abandonar as Farc e facilitar a liberdade do ex-congressista.

Uribe enviou uma mensagem à nação na qual, além disso, fez um apelo a todos os guerrilheiros para que se reinsiram na sociedade, abandonem as armas e entreguem os reféns.

O ex-congressita Lizcano, 63 anos, havia sido sequestrado em agosto de 2000.

Leia mais sobre Farc



    Leia tudo sobre: farc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG