França defende que Fazendas de Chebaa fiquem sob tutela da ONU

Paris, 15 jul (EFE) - A França defendeu hoje colocar sob a tutela da ONU as disputadas Fazendas de Chebaa, na fronteira entre Israel, Síria e Líbano.

EFE |

"Consideramos que uma tutela sob a ONU é uma opção clara sobre a mesa hoje e apoiamos esse princípio", disse à imprensa o porta-voz do Ministério de Exteriores, Eric Chevallier, que não deu outros detalhes.

Estas declarações foram feitas após um fim de semana de intensa diplomacia em Paris, no qual coincidiram para a cúpula pelo Mediterrâneo os líderes de 42 países europeus e árabes.

Entre os participantes presentes estavam os presidentes de Síria, Bashar al-Assad, Líbano, Michel Suleiman, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

As Nações Unidas pediram a Israel nas últimas semanas que passe às Forças da ONU no Líbano (Finul) a tutela das Fazendas de Chebaa até que se esclareça a disputa territorial sobre essa zona.

A região se encontra na encosta do monte Hemon, que faz parte das Colinas do Golã, ocupados por Israel à Síria na Guerra dos Seis Dias, pelo que Israel alega que deve negociar a eventual devolução com Damasco.

No entanto, Beirute reivindica Chebaa, ao considerá-la parte do território libanês, uma posição que recebeu um apoio total de Damasco.

A milícia xiita libanesa Hisbolá atacou posições israelenses em Chebaa em várias ocasiões, com a desculpa de que é território ocupado. EFE ik/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG