França convoca Afeganistão e países vizinhos para 14 de dezembro

Paris, 27 nov (EFE).- A França anunciou hoje a convocação de uma conferência internacional em 14 de dezembro destinada a analisar as possíveis vias para favorecer a estabilização e o desenvolvimento do Afeganistão, anunciou hoje o Ministério de Exteriores francês.

EFE |

"A reunião que será realizada em 14 de dezembro, por iniciativa da França e do Afeganistão, tem como único objetivo abordar as relações do Afeganistão com os países de seu ambiente regional", disse à imprensa o porta-voz adjunto do Ministério de Exteriores, Frédéric Desagneaux.

Será a ocasião, disse, para analisar como a interação entre os países da região e o Afeganistão pode contribuir para a estabilização e o desenvolvimento desse país.

Segundo Desagneaux, que não precisou quais são os países convidados à conferência, na agenda desta reunião ministerial não está nenhuma questão vinculada às relações bilaterais entre os Estados da região.

Em particular, a disputa da Caxemira entre a Índia e o Paquistão "não está na ordem do dia desta reunião", esclareceu.

O porta-voz disse que esta conferência ministerial dá seguimento à realizada em junho, também na capital francesa, na qual a comunidade internacional prometeu mais de US$ 21,4 bilhões de ajuda à estratégia de desenvolvimento do Afeganistão.

Ao mesmo tempo, exigiu das autoridades afegãs mais esforços contra a corrupção e as drogas, e um maior envolvimento dos próprios afegãos na segurança e na reconstrução do país. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG