França convida 12 países para encontro sobre Afeganistão no próximo dia 14

Paris, 4 dez (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores da França anunciou hoje que 12 países foram convidados para uma reunião ministerial informal sobre o Afeganistão a ser realizada no próximo dia 14, em Paris.

EFE |

Além do Afeganistão e de seus vizinhos Paquistão, Irã, Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, a presença de China e Índia também foi solicitada pela condição de "países da região", segundo um porta-voz da pasta.

Devido ao envolvimento das Nações Unidas no Afeganistão, estarão no encontro de Paris os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança (além da França, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia), assim como o representante do secretário-geral da ONU, Kai Eide.

A França, que preside a União Européia (UE) neste semestre, também quer a presença do secretário- geral do Conselho Europeu (CE), Javier Solana, e da comissária de Relações Exteriores do bloco, Benita Ferrero-Waldner.

Alemanha e Itália, membros do G-8 (sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia) igualmente estarão presentes por conta dos esforços para a cooperação entre o Afeganistão e os países da região.

A reunião, que terá lugar no palácio La Celle de Saint Cloud, nos arredores de Paris, será acompanhada de um jantar de trabalho no Ministério de Exteriores da França, ao qual foram convidados outros países também interessados.

A capital francesa já foi palco de uma conferência internacional sobre o Afeganistão, em junho. Além de discutir o envolvimento dos próprios soldados do país na estabilização da situação, o evento garantiu compromissos de ajuda no valor total de aproximadamente 20 bilhões de euros.

Um total de 70.000 tropas estrangeiras se encontra no país atualmente. EFE ac/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG