França conseguiu retomar contatos com as Farc, diz jornal

Paris, 19 jun (EFE).- A França conseguiu retomar os contatos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), cujos reféns incluem a franco-colombiana Ingrid Betancourt, informa hoje o jornal Le Figaro.

EFE |

Os contatos da França com a guerrilha colombiana tinham sido interrompidos por causa da morte do número dois das Farc e principal interlocutor dos emissários europeus, "Raúl Reyes", em um ataque militar colombiano contra um acampamento da guerrilha em território equatoriano, em 1º de março.

"Conseguimos, segundo acreditamos, retomar o diálogo com certos membros do secretariado das Farc", afirmou uma fonte próxima ao Palácio do Eliseu.

No mês passado, as Farc anunciaram que "Alfonso Cano" tinha assumido a liderança da guerrilha, por causa da morte de "Manuel Marulanda", no final de março.

Desde então, a França multiplicou as iniciativas para iniciar o diálogo com a nova direção das Farc, segundo fontes francesas, que lembraram também que os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do e Equador, Rafael Correa, pediram que a guerrilha libertasse todos os reféns.

Sobre Betancourt, as fontes disseram que seu estado de saúde é "ruim, mas não dramático". EFE al/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG