França comemora Dia da Bastilha sob forte chuva

Desfile acontece anualmente para marcar a tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, marco inicial da Revolução Francesa

iG São Paulo |

As ruas de Paris, capital da França, receberam nesta quarta-feira a tradicional parada militar do Dia da Bastilha. A comemoração que acontece anualmente marca a tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, considerada o marco inicial da Revolução Francesa.

Para o desfile militar deste ano, a França convidou ex-colônias africanas. Soldados de 13 países da África marcharam pela Champs-Élysées sob forte chuva.

No desfile desta quarta-feira, Sarkozy acenou para a multidão de um veículo militar conversível. Aviões sobrevoaram a capital deixando trilhas de fumaça vermelha, branca e azul, cores da bandeira francesa.

Festa cancelada

Como medida simbólica de contenção de gastos, o governo francês cancelou a tradicional festa do Dia da Bastilha no jardim do Palácio do Eliseu.

A decisão veio vem em meio a pressões da União Europeia e de agências de classificação de risco para que a França reduza seu déficit orçamentário, que deve atingir 8% da produção econômica nacional neste ano.

Milhares de pessoas são normalmente convidadas à recepção do feriado nacional em 14 de julho, que acontece geralmente após o desfile militar na avenida Champs-Élysées, onde são exibidas unidades de elite, a cooperação militar internacional e a demonstração aérea de jatos militares.

    Leia tudo sobre: FrançaDia da Bastilha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG