França apóia esforços do Brasil para solucionar crise em Honduras

A França expressou nesta quinta-feira seu apoio aos esforços do Brasil para alcançar uma saída negociada para a crise em Honduras, como a iniciativa de reunir o Conselho de Segurança da ONU para que discuta a situação do país.

AFP |

"Apoiamos os esforços do Brasil, com quem mantemos uma estreita cooperação para alcançar uma saída negociada para esta crise", indicou a porta-voz adjunta do ministério francês das Relações Exteriores, Christine Fages, consultada pela AFP a respeito do tema.

A chancelaria francessa disse que Paris também apóia o pedido do Brasil para que assuntos como "a inviolabilidade de sua embaixada em Tegucigalpa e a segurança do presidente Manuel Zelaya sejam abordadas no Conselho de Segurança" da ONU.

Na quarta-feira, antes de um encontro com dezenas de chanceleres em Nova York, onde acontece a Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma reunião do Conselho de Segurança.

Zelaya, deposto por um golpe de Estado no dia 28 de junho e expulso do país, retornou incógnito a Honduras na segunda-feira e se refugiou na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Fage afirmou que a França participará das consultas marcadas para sexta-feira no Conselho de Segurança.

jlv-gc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG