Paris, 19 abr (EFE).- O Governo francês anunciou hoje a reabertura parcial dos aeroportos do norte do país a partir desta terça-feira, às 8h local (3h de Brasília).

Essa medida permitirá "uma recuperação progressiva do tráfego aéreo", acrescentou o Governo em comunicado. Segundo a nota, haverá "corredores aéreos" entre Paris e os aeroportos do sul do país, entre os quais Bordeaux, Toulouse, Marselha e Nice.

O aeroporto de Lyon abrirá para voos comerciais nesta mesma tarde e permanecerão abertos os situados ao sul de uma linha geográfica imaginária entre Nantes (noroeste) e Nice (sudeste).

O anúncio foi feito no final de uma reunião entre o primeiro-ministro francês, François Fillon, e ministros e secretários de Estado para discutir as consequências no setor do transporte aéreo com o fechamento de aeroportos pela nuvem de cinzas procedente da Islândia.

A manutenção da abertura dos aeroportos do sul do país e a disposição desses corredores aéreos "permitirão encaminhar o maior número possível de passageiros procedentes do exterior", ressaltou o comunicado.

Além disso, essas medidas servirão para "reprogramar voos com destino ao exterior procedentes de Paris", acrescentou o Governo.

O território francês será afetado pelo estabelecimento de zonas de "precaução", em função das cinzas vulcânicas em seu espaço aéreo, o que significa que "a reabertura do conjunto dos aeroportos será feita de maneira progressiva".

O Governo adverte que os passageiros deverão entrar em contato com as companhias aéreas ou agências de viagens antes de se dirigirem aos aeroportos. EFE jam/sa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.