Fracassa troca de prisioneiros entre russos e georgianos

A Rússia e a Geórgia não conseguiram nesta segunda-feira chegar a um acordo para trocar seus prisioneiros de guerra, segundo o ministério georgiano do Interior.

AFP |

"Ainda estamos esperando a troca de prisioneiros. A lista fornecida pelas forças russas estava cheia de pessoas que não estão presas. Levar adiante uma troca de prisioneiros baseada nesta lista era impossível", declarou à imprensa a vice-ministra do Interior, Eka Zghuladzé.

"Segundo as informações que tenho, mais de 100 cidadãos georgianos estão presos na Rússia, e 12 a 15 russos estão presos na Geórgia", explicou.

Um jornalista da AFP viu na manhã desta segunda-feira 14 georgianos, entre eles dois feridos deitados em uma ambulância, aguardar o resultado das negociações perto de Tskhinvali, onde um helicóptero russo estava estacionado e pronto para transportá-los à Geórgia.

O coronel Andrei Bobrun, porta-voz das forças armadas russas no Cáucaso, avisou que a troca deve incluir todos os prisioneiros feitos pelas duas partes.

Porém, as negociações entre Moscou e Tbilisi sobre esta troca foram temporariamente interrompidas porque os georgianos "apresentaram exigências políticas e militares" inaceitáveis para os russos, sustentou o coronel Bobrun.

alf/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG