Fracassa reunião entre russos e georgianos em Genebra

Os diplomatas da União Européia (UE), da ONU e da OSCE fracassaram nesta quarta-feira em reunir russos e georgianos na mesma sala do Palácio das Nações, em Genebra, pela primeira vez desde o conflito de agosto.

AFP |

As negociações de Genebra sobre o conflito na Geórgia foram "suspensas" devido a "dificuldades de procedimento" surgidas em seu primeiro dia, anunciaram nesta quarta-feira os organizadores europeus e da ONU, que pretendem tentar retomá-las no dia 18 de novembro.

"Encontramos dificuldades de procedimento e por isso decidimos suspender as negociações desta tarde e retomar as consultas", indicou o representante nestas negociações da UE, Pierre Morel.

"Nosso objetivo é retomar as discussões no dia 18 de novembro", afirmou.

A delegação russa não se apresentou para a sessão plenária que abriu o encontro promovido pela UE, pela ONU e pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), segundo um membro da delegação georgiana.

"Houve dois encontros separados: os russos e os abkházios (pró-russos) de um lado e os georgianos de outro", disse à imprensa Serguei Chamba, ministro das Relações Exteriores da Abkházia.

Russos e georgianos, que evitaram se encontrar cara a cara, atribuíram uns aos outros a culpa pelo fracasso do encontro.

at-dro/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG