Fracassa reunião entre EUA e Coréia do Norte sobre programa nuclear

Estados Unidos e Coréia do Norte não conseguiram superar suas divergências bilaterais sobre a verificação do fim do programa de armas nucleares de Pyongyang, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial americana.

AFP |

O encontro entre Sung Kim, diretor de assuntos coreanos no departamento americano de Estado, e os responsáveis norte-coreanos ocorreu três semanas após uma reunião em Pequim. O objetivo dos dois encontros foi convencer Pyongyang a aceitar as verificações.

"Sung Kim manteve na semana passada discussões detalhadas e concretas com seu homólogo norte-coreano sobre o tema das verificações", declarou à imprensa Robert Wood, porta-voz do departamento de Estado.

A Coréia do Norte fechou seu principal reator nuclear e começou a desmantelá-lo após o acordo entre seis países (China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão e Rússia), fechado no início de outubro de 2007.

Um acordo sobre a verificação do programa nuclear norte-coreano abriria caminho para o desmantelamento da rede nuclear de Pyongyang.

pp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG