Fracassa novo teste de míssil para submarinos nucleares russos

Moscou, 16 jul (EFE).- O Ministério de Defesa da Rússia informou hoje de outro insucesso em um teste de um míssil Bulava, a ser utilizado nos submarinos nucleares russos de última geração.

EFE |

De acordo com uma nota do Ministério divulgada pelas agências russas, o projétil "se autodestruiu devido a uma falha no funcionamento de sua primeira fase".

O comunicado diz que o míssil foi lançado do submarino nuclear Dmitri Donskoi, nas águas árticas do mar Branco. Ele foi disparado quando o veículo estava submerso e o alvo estava no polígono militar de Kura, na península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo.

Este é o sexto de dez testes de um míssil Bulava que acaba sem sucesso. A intenção do Ministério da Defesa era usá-lo já este ano.

O comandante da Marinha, Vladimir Visotski, anunciou em junho que o artefato seria testado entre quatro e cinco vezes, e que não desistirá da arma apesar de tantos problemas.

O Bulava (do tipo SS-NX-30 na classificação da Otan) é uma versão naval do míssil terra-terra Topov. A Rússia acredita que estas duas armas permitirão ao país manter a paridade nuclear com os Estados Unidos durante os próximos 50 anos.

Os militares russos também acham que ambos os mísseis são capazes de burlar todos os sistemas de defesa até agora conhecidos - incluindo o polêmico escudo antimísseis que os americanos planejam instalar no Leste da Europa, apesar dos protestos de Moscou. EFE.

se/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG