Foto em que Obama aparece como zumbi e com tiro na cabeça cria polêmica

Imagem foi disseminada no Dia das Bruxas por e-mail a partir de comitê republicano na Virgínia

iG São Paulo |

Reprodução/ Blog Too Conservative
Imagem foi distribuída em uma lista de e-mails de um comitê republicano
Um desenho do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, retratado como um zumbi e com um tiro na cabeça distribuída por um grupo de republicanos na Virgínia provocou polêmica entre o próprio partido opositor e despertou a atenção do Serviço Secreto americano.

A imagem foi disseminada em 31 de Outubro, Dia das Bruxas, por e-mail pelo Comitê Republicano do Condado de Loudoun, no Estado da Virgínia, e mostra Obama caracterizado como um zumbi, com um olho saltando para fora, o rosto ensanguentado e com uma ferida de bala na testa.

Ao lado da foto, o retrato de Nancy Pelosy, líder da minoria democrata da Câmara dos Representantes, também é deformado. As figuras são cercadas de vários zumbis, abóboras e outros símbolos relacionados ao Halloween.

"A desagradável imagem não tem lugar em nossa política. Nunca", disse o presidente do Partido Republicano na Virgínia, Pat Mullins, ao canal de televisão ABC ao condenar a imagem e sua utilização "nos termos mais enérgicos possíveis".

Por sua parte, o governador da Virgínia, o republicano Bob McDonnell, afirmou ao The Washington Post por meio de seu porta-voz, Martin Tucker, que a imagem é "vergonhosa e ofensiva", e pediu que os responsáveis se "desculpem pela atitude e que imediatamente deixem claro que essa imagem não será usada nunca mais". A enxurrada de críticas levou o Comitê Republicano do Condado de Loudoun a emitir um pedido de desculpas.

O presidente do Comitê Republicano do Condado de Loudoun, Mark Sell, afirmou em e-mail de resposta à Associated Press, que o desenho era "uma tentativa inocente de colocar sátira e humor no Halloween". "Aparentemente, alguns interpretaram a imagem de Barack Obama que aparece junto aos e-mails, como um desejo de retratar o presidente vítima de um crime violento", ele escreveu.

"Nada poderia estar mais distante da verdade que isso, e nós pedimos profunda e sinceras desculpas ao presidente e qualquer um que viu essa imagem, já que foi essa a impressão que ficou."

A polêmica sobre a imagem começou a partir de um post de um blog conservador do norte da Virgínia. O autor, identificado como um "informante de Loundoun", se descreveu como sendo "nenhum fã de Obama". "Mas colocar uma foto dele como um zumbi com uma bala na cabeça? Alguém deve enviá-la para o Serviço Secreto dos EUA", concluiu o blog, em relação aos responsáveis pela segurança do presidente.

"Estamos cientes da situação", afirmou George Ogilvie, porta-voz do Serviço Secreto em Washington.

Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: obamapelosyzumbihalloweendia das bruxasrepublicanosdemocrataseleição nos euavirgíniaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG