Foto de fundador das Farc em leito de morte publicada na Colômbia

Uma fotografia em seu leito de morte do fundador e líder da guerrilha das Farc, Manuel Marulanda (ou Tirofijo) - a primeira divulgada desde sua morte em março de 2008 - foi publicada neste domingo no jornal La Nación do departamento colombiano de Huila (sudoeste).

AFP |

A fotografia foi dada ao jornal por uma guerrilheira que desertou das Farc, conhecida como 'Nayibe', disse à imprensa o chefe de redação do jornal, Ricardo Areiza.

Considerado por um tempo o guerrilheiro mais velho do mundo, camponês de origem, Pedro Antonio Marín, o Tirofijo (tiro certeiro, em tradução), também conhecido como Manuel Marulanda Vélez, entrou na luta armada em 1948, aos 19 anos.

Na época, foram fundadas as Autodefesas Camponesas, derivadas da violência desencadeada depois do assassinato do líder do partido Liberal, Jorge Eliécer Gaitán, candidato à Presidência.

A morte de Marulanda, considerado por analistas como o ponto de união da cúpula do grupo, pode ter causado uma disputa interna pelo controle da organização.

A foto mostra a cabeça e o peito de Marulanda dentro de um rústico caixão, vestido com seu tradicional uniforme camuflado de combate.

A desertora contou que Marulanda faleceu na manhã de 26 de março de 2008, devido, ao que parece, uma parada cardiorrespiratória.


Leia mais sobre Farc

    Leia tudo sobre: farc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG