Fossa da Segunda Guerra Mundial é encontrada na Croácia com 4.500 corpos

Uma fossa com cerca de 4.500 corpos de aliados dos nazistas, executados no finais da Segunda Guerra Mundial pelo antigo regime comunista iugoslavo, foi encontrada cerca de 20 km a oeste de Zagreb, anunciou neste sábado a imprensa local.

AFP |

São seis fossas situadas em Harmica, na região de Zapresic, próxima à fronteira entre Croácia e Eslovênia. A análise dos ossos encontrados indicou que eram de humanos, segundo a imprensa local.

Entre as vítimas estão soldados do regime ustachi croata, aliado dos nazistas, e de cerca de 500 oficiais do Exército alemão, segundo o site do jornal Jutarnji List.

Um representante croata do Comitê Helsinki para os Direitos Humanos, Ivan Zvonimir Cicak, declarou ao Jutarnji List que as vítimas eram "membros da 39ª divisão da Wermacht, composta por soldados croatas comandados por oficiais alemães".

Esta divisão se rendeu aos soldados comunistas do marechal Tito próximo à cidade croata de Rijeka, no início de 1945. Provavelmente, os comunistas os executaram e depositaram os corpos nas fossas de Harmica.

A estimativa do número de vítimas foi estabelecida com base em testemunhos.

Segundo Cicak, outras fossas da mesma época podem estar localizadas nessa região.

Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de sérvios, ciganos e judeus foram assassinados pelo regime ustachi croata, derrubado mais tarde pelos seguidores iugoslavos de Tito.

san-cn/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG