Fórum Social espera ver Lula e mais 3 presidentes este ano

Brasília, 19 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes de Bolívia, Paraguai e Uruguai são esperados em Porto Alegre para a primeira atividade do Fórum Social Mundial em 2010, como informou hoje à Agência Efe a organização do evento.

EFE |

O Fórum Social Mundial, que nasceu como uma alternativa ao Fórum Econômico Mundial, completa em 2010 uma década de existência e planeja realizar durante todo o ano uma série de atividades ao redor do mundo, que começarão na próxima semana com um seminário internacional em Porto Alegre.

O evento acontece entre 25 e 29 de janeiro e reunirá intelectuais renomados do movimento contra a globalização, como o egípcio Samir Amin, o português Boaventura dos Santos, o francês Eric Toussaint e a americana Susan George.

Além de Lula, foram convidados os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, assim como o líder eleito do Uruguai, José Mujica.

Lula, que como ativista social e líder sindical participou do movimento que levou à criação do Fórum Social Mundial, já confirmou sua presença, da mesma forma que Mujica.

Morales e Lugo ainda não disseram se irão, mas os organizadores confiam na presença dos dois, que estiveram em janeiro do ano passado na edição do Fórum Social Mundial em Belém.

O Fórum Social realizou suas primeiras três edições em Porto Alegre (2001, 2002 e 2003) e em 2004 foi levado para Mumbai (Índia), para retornar, em 2005, ao sul do Brasil.

Um ano depois foi dividido em três, com sedes em Venezuela, Mali e Paquistão, e em 2007 voltou a ser unificado em Nairóbi, a capital do Quênia.

Em 2008, o encontro mundial foi substituído pelo chamado Dia de Ação Global. Em 2009, voltou a ter uma edição única, na cidade de Belém. EFE ed/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG