Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Fortes tornados deixam pelo menos 22 mortos nos EUA

Pelo menos 22 pessoas morreram e várias ficaram feridas no sábado após a passagem de uma série de tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos, anunciaram neste domingo autoridades e a imprensa local.

AFP |

Os tornados provocaram sérios danos materiais, causaram a morte de 14 pessoas no Missouri (centro), sete em Oklahoma (sul) e uma na Geórgia (sudeste).

As redes de televisão americanas exibiam neste domingo impressionantes cenas de devastação, casas completamente destruídas, carros destruídos e árvores arrancadas.

"Há 14 mortos confirmados", indicou à AFP Susie Stonner, porta-voz dos serviços de emergência de Missouri, que informou também que vários feridos estão "em estado crítico".

"As operações de busca continuam", disse o porta-voz que anunciou a abertura de três refúgios para as vítimas.

Em Oklahoma, vários tornados de velocidade entre 55 e 70 quilômetros por hora deixaram pelo menos 7 mortos em Picher, segundo comunicado divulgado neste domingo pelas autoridades locais.

Aproximadamente 150 pessoas ficaram feridas no noroeste e sudeste do estado, segundo a mesma fonte.

"Parece uma zona de guerra", assegurou Michelann Ooten, porta-voz dos serviços de emergência do Estado à rede CNN.

As autoridades locais informaram também que as casas, lojas e veículos foram destruídos no sul da cidade, e que em alguns casos, "sobraram somente os pilares". Os tornados também destruíram redes elétricas e árvores, de acordo ainda com a mesma fonte, e umas seis mil pessoas estão sem eletricidade.

Outros tornados afetaram o estado em diversas localidades, informou o comunicado, que avisa que a Cruz Vermelha abriu um abrigo a 15 quilômetros de Picher.

Segundo a CNN, o governador de Oklahoma, Brad Henry, decretou estado de emergência neste domingo e anunciou que socorrerá as zonas mais atingidas. O governador do Missouri, onde o estado de emergência também entrou em vigor, disse que também ajudará, de acordo com a CNN.

Lisa Janak, porta-voz dos serviços de emergência da Geórgia indicou que "foi registrada uma morte até o momento" na pequena cidade de Kite, no centro do estado, onde vivem aproximadamente mil pessoas, e que foi apagada do mapa.

"De acordo com as informações que tenho, a cidade foi completamente destruída", informou à AFP.

A rede de TV CNN indicou que as autoridades acreditam que o balanço das vítimas dos tornados de sábado continuará aumentando, especialmente em Missouri.

Os serviços de meteorologia anunciaram para neste domingo fortes tempestades e possíveis tornados no sudeste, na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Em fevereiro, mais de cinqüenta tornados atingiram quatro estados do sul dos Estados Unidos - Tennessee, Arkansas, Kentucky e Alabama -, deixando 55 mortos, centenas de feridos e causando destruição material.

Os tornados são fenômenos raros no inverno.

Os serviços de meteorologia nacionais registraram 819 tornados desde o início do ano. Em média, são registrados mil tornados por ano.

mk-chl/cl/dm

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG