Fortes tornados deixam pelo menos 21 mortos nos EUA

Pelo menos 21 pessoas morreram e várias ficaram feridas no sábado após a passagem de uma série de tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos, anunciaram neste domingo autoridades e a imprensa local.

AFP |

Os tornados provocaram sérios danos materiais, causaram a morte de 13 pessoas no Missouri (centro), sete em Oklahoma (sul) e uma na Geórgia (sureste).

As redes de televisão americanas exibiam neste domingo impressionantes cenas de devastação, casas completamente destruídas, carros destruídos e árvores arrancadas.

"Até agora são 13 mortos confirmados", indicou à AFP Susie Stonner, porta-voz dos serviços de emergência de Missouri, que informou também que várias pessoas ficaram feridas, mas as autoridades ainda não divulgaram um registro preciso porque as pessoas estão espalhadas em diversos hospitais.

"As operações de busca continuam", disse o porta-voz que anunciou a abertura de três refúgios para as vítimas.

Em Oklahoma, vários tornados de velocidade entre 55 e 70 quilômetros por hora deixaram pelo menos 7 mortos em Picher, segundo comunicado divulgado neste domingo pelas autoridades locais.

Aproximadamente 150 pessoas ficaram feridas no noroeste e sudeste do estado, segundo a mesma fonte.

"Parece uma zona de guerra", assegurou Michelann Ooten, porta-voz dos serviços de emergência do Estado à rede CNN.

As autoridades locais informaram também que as casas, lojas e veículos foram destruídos no sul da cidade, e que em alguns casos, "sobraram somente os pilares". Os tornados também destruíram redes elétricas e árvores, de acordo ainda com a mesma fonte, e umas seis mil pessoas estão sem eletricidade.

Outros tornados afetaram o estado em diversas localidades, informou o comunicado, que avisa que a Cruz Vermelha abriu um abrigo a 15 quilômetros de Picher.

Segundo a CNN, o governador de Oklahoma, Brad Henry, decretou estado de emergência neste domingo e anunciou que socorrerá as zonas mais atingidas. O governador do Missouri, onde o estado de emergência também entrou em vigor, disse que também ajudará, de acordo com a CNN.

Lisa Janak, porta-voz dos serviços de emergência da Geórgia indicou que "foi registrada uma morte até o momento" na pequena cidade de Kite, no centro do estado, onde vivem aproximadamente mil pessoas, e que foi apagada do mapa.

"De acordo com as informações que tenho, a cidade foi completamente destruída", informou à AFP.

A rede de TV CNN indicou que as autoridades acreditam que o balanço das vítimas dos tornados de sábado continuará aumentando, especialmente em Missouri.

Os serviços de meteorologia anunciaram para neste domingo fortes tempestades e possíveis tornados no sudeste, na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Em fevereiro, mais de cinqüenta tornados atingiram quatro estados do sul dos Estados Unidos - Tennessee, Arkansas, Kentucky e Alabama -, deixando 55 mortos, centenas de feridos e causando destruição material.

Os tornados são fenômenos raros no inverno.

Os serviços de meteorologia nacionais registraram 819 tornados desde o início do ano. Em média, são registrados mil tornados por ano.

mk-chl/cl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG