Fortes chuvas deixam pelo menos 58 mortos no norte do Vietnã

Hanói, 9 ago (EFE).- As fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Kammuri causaram a morte de pelo menos 58 pessoas, enquanto outras 39 estão desaparecidas no norte do Vietnã, informaram hoje as autoridades.

EFE |

As enchentes e os deslizamentos de terra foram as principais causas das mortes nas províncias de Lao Cai, Yen Bai, Quang Ninh e Phu Tho - todas no norte do país -, depois que a tempestade chegou à região na sexta-feira, após passar pelo Golfo de Tonkin.

Em Lao Cai, 25 pessoas morreram, seis ficaram feridas e 35 permanecem desaparecidas desde sexta-feira, disse Thao A Tua, do departamento provincial de inundações e tempestades, que acrescentou que cerca de 800 casas foram destruídas na província.

"Ainda chove forte e tememos que o número de vítimas fatais aumente", disse Tua, acrescentando que "o nível das águas do Rio Vermelho também sobe rapidamente".

Na vizinha Yen Bai, outras 25 pessoas morreram afogadas, quatro ficaram feridas e outras quatro estão desaparecidas, informou o diretor do departamento para inundações da província, Tran Anh Van.

Van disse que as chuvas diminuíram na região, mas se mostrou preocupado com a possibilidade de o número de vítimas aumentar, depois que os dados oficiais de localidades distantes forem divulgados.

Na província de Quang Ninh, o funcionário do departamento para desastres Pham Din Hoa disse que sete operários morreram e outro ficou ferido depois que um desmoronamento de terra atingiu, nesta madrugada, a tenda onde dormiam, perto da cidade de Halong.

Hoa acrescentou que uma mulher também morreu no desmoronamento, que atingiu sua casa, mas o filho dela conseguiu escapar com ferimentos leves.

As últimas chuvas elevaram para aproximadamente 90 o número de mortos no Vietnã este ano devido a desastres naturais.

As fortes chuvas são as causas das mortes de centenas de pessoas no Vietnã todos os anos.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, é possível que, este ano, o país seja afetado por um número maior de tempestades tropicais e tufões provocados pelo fenômeno atmosférico "La Niña".

EFE mat/fh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG