Forte tremor de 5,7 graus Richter atinge litoral peruano

Lima, 3 jan (EFE).- Um forte sismo de 5,7 graus na escala Richter atingiu hoje boa parte do litoral do Peru, embora até o momento não haja registro de vítimas, nem danos materiais.

EFE |

O tremor de terra foi registrado às 15.39 no horário local (18h39 em Brasília) e a uma profundidade de 104 quilômetros, informou hoje o Instituto Geofísico do Peru (IGP), organismo estatal que não detalhou ainda o epicentro do sismo.

Mas o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou em seu site que o tremor teve seu epicentro a 75 quilômetros ao noroeste da cidade de Huaraz, na região de Ancash.

O abalo foi sentido com uma intensidade de 4 graus na escala modificada de Mercalli nas cidades de Lima, Huaraz (385 quilômetros ao nordeste de Lima), assim como as localidades de Chosica, Cañete, Chimbote e de 3 graus nesta mesma escala, segundo o informativo preliminar do IGP.

O tremor causou alarme em cidades costeiras do norte como Chiclayo, Trujillo e Chimbote, assim como em Lima, informou a agência estatal "Andina".

Este é o terceiro tremor em 2010.

O litoral do Peru foi devastado em agosto de 2007 por um terremoto de 7,9 graus Richter que deixou 595 mortos, mais de 300 desaparecidos e 75 mil imóveis destruídos.

O país está situado geograficamente em uma região denominada Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, onde são registrados 85% da atividade sísmica mundial. EFE watt/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG