Forte terremoto atinge Los Angeles

LOS ANGELES - Um forte terremoto, de 5,8 graus na escala Richter, atingiu a cidade de Los Angeles, na Califórnia, na tarde desta terça-feira.

Redação com agências internacionais |


O forte tremor foi percebido desde Los Angeles até San Diego, também na Califórnia. Testemunhas afirmam ter sentido reflexos do terremoto em Chino Hills, a 30 quilômetros de Los Angeles, e Las Vegas, no Estado de Nevada.

AP
População de Los Angeles deixou os prédios na hora do terremoto
População de Los Angeles deixou
os prédios na hora do terremoto

"Foi dramático. O prédio inteiro se moveu e o tremor durou por alguns instantes", afirmou o porta-voz do condado de Los Angeles Steve Whitmore, que estava em um prédio ao leste da cidade. O repórter Ed Lavandera, da CNN, rede de televisão norte-americana, estava na Disneylândia e afirma ter sentido o tremor por cerca de cinco segundos.

Informações preliminares do Centro de Estudos Geológicos dos EUA apontam que o epicentro do terremoto aconteceu a 47 quilômetros do centro de Los Angeles, perto do condado de San Bernardino.

De acordo com as informações, dez tremores secundários ocorreram nos 12 minutos seguintes ao terremoto, sendo que três deles foram de 3,8 graus na escala Richter.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Brian Humprhery, afirmou que até o momento não há nenhum relato de danos materiais ou vítimas.

Um porta-voz do aeroporto internacional de Los Angeles afirmou que nenhum vôo sofreu atrasos por causa do terremoto que atingiu a cidade nesta tarde.

A empresa petrolífera Valero Energy Corp. afirmou que sua refinaria de Wilmington, perto de Los Angeles, não sofreu danos e que a produção de 135 mil barris de petróleo por dia continua sem interrupções.

A Califórnia é uma da regiões com maior atividade sísmica do mundo. Mas de 300 falhas geológicas cruzam o Estado, que fica sobre duas grande placas tectônicas. Cerca de 10 mil tremores atingem a região sul da Califórnia, mas a maioria é muito fraca para ser percebida pela população.

Los Angeles é a cidade mais populosa da Califórnia e a segunda maior área urbana dos Estados Unidos. De acordo com o censo de 2000, cerca de 3,6 milhões de pessoas vivem em LA.

Leia também:

Veja abaixo o local do terremoto:


Fonte: U.S. Geological Survey

Leia mais sobre terremotos

* Com informações da AP

    Leia tudo sobre: terremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG