Forte terremoto atinge Ilhas Samoa

SYDNEY - Um forte terremoto de 8 graus na escala Richter atingiu a região das Ilhas Samoa, no sul do Pacífico, na tarde desta terça-feira. Um alerta de tsunami foi emitido para a região.

Redação com agências internacionais |

Inicialmente, o  Instituto Geofísico americano (USGS) havia informado que o terremoto teve magnitude de 7,9 graus na escala Richter.

O epicentro foi localizado 190 km a sudoeste da remota ilha do Pacífico, a 33 km de profundidade. Cerca de trinta minutos após o primeiro terremoto, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter foi registrado. Ainda não há informações sobre feridos ou danos materiais.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

A agência informou que o alerta não significa que um tsunami tenha sido formado pelo abalo sísmico. O aviso foi emitido porque um terremoto dessa magnitude tem força para formar um tsunami destruidor.

Outros terremotos

Em 2004, um terremoto de magnitude semelhante no Oceano Índico gerou um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.

Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus na escala Richter causou um tsunami que matou até 2 mil pessoas em Papua Nova Guiné, na mesma região do Pacífico.

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: samoaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG