SINABANG, Indonésia (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu nesta terça-feira a costa de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, mas não havia relatos imediatos de vítimas ou danos materiais. Inicialmente, a magnitude do tremor foi informada em 7,8. Um fotógrafo da Reuters em Sinabang, na ilha de Simeulue, sul de Aceh, disse que houve pânico e que a eletricidade foi cortada após o tremor. A emissora Metro TV reportou que as pessoas correram para áreas mais elevadas em algumas regiões.

O governador de Aceh, Irwandi Yusuf, disse que não havia até o momento relato de vítimas ou danos.

"Estou na costa, algumas pessoas foram procurar abrigo em áreas mais altas, mas agora já voltaram a suas casas", disse ele à Metro TV.

O tremor teve epicentro a 200 quilômetros oeste-noroeste de Sibolga e a 215 quilômetros de Medan, a maior cidade de Sumatra, com profundidade de 31 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A testemunha da Reuters disse que foram registrados ao menos três tremores secundários.

O Centro de Alertas para Tsunamis no Pacífico inicialmente alertou que o terremoto poderia gerar um tsunami local, porém mais tarde retirou o alerta, dizendo que as "leituras do nível do mar indicam que um tsunami significativo não foi gerado".

Uma autoridade da agência meteorológica da Indonésia disse que um pequeno tsunami de apenas três centímetros foi registrado em Sinabang e que cancelou seu próprio alerta de tsunami.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,15 atingiu a costa da província de Aceh, em Sumatra, causando um tsunami no Oceano Índico que matou cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e em outros nove países.

(Reportagem de Ahmadi, Ed Davies, Telly Nathalia e Olivia Rondonuwu)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.