Tempestade causa mortes, falta de energia e caos nos transportes no Japão

Fortes rajadas de vento chegaram a virar caminhões em estradas e dificultaram pouso de aviões em aeroporto

iG São Paulo |

Uma forte tempestade atingiu o Japão nesta terça-feira, deixando dois mortos e milhares sem eletricidades. Mais de 500 voos domésticos foram cancelados e o trânsito ficou caótico enquanto rajadas de vento chegavam a virar caminhões.

AFP
Rajadas de vento viraram até caminhões na estrada de Toyama
A agência de meteorologia fez um apelo para que a população evite sair de casa. As duas vítimas foram causadas por colapsos de casas em Toyama, no norte do país, e Kagawa, no sul. Há mais de 160 feridos em todo o país, segundo a emissora NHK.

Um sistema de baixa pressão estaria causando a tempestade, que tem ventos com mais de 108 km/h, quase a força de um tufão. Nas província litorâneas, foram emitidos alertas para ondas de até dez metros. Em todo o país, mais de 10 mil domicílios ficaram sem energia.

O trânsito foi afetado em várias regiões e centenas de voos foram cancelados por empresas como a Japan Airlines e a All Nippon Airways. Nos aeroportos, alguns aviões tiveram dificuldades para conseguir pousar.

A companhia ferroviária Japan Trilho East reduziu os serviços na região metropolitana de Tóquio e a frequência de trens0bala em duas de suas principais linhas no leste do país.

Em Tóquio, diversas empresas, entre elas Fujitsu, Nissan e Mitsubishi, reduziram o horário de trabalho e recomendaram a seus empregados que voltassem a suas casas o mais rápido possível.

nullCom AP e EFE

    Leia tudo sobre: tempestadejapãoventostóquio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG