Forte erupção do vulcão Chaitén deixa sul do Chile em alerta máximo

A atividade do vulcão Chaitén, no sul do Chile, intensificou-se na manhã desta terça-feira, com o aumento do lançamento de cinzas e de lava, o que obrigou as autoridades a decretar alerta máximo, deslocando todo o povoado de mesmo nome, localizado 1.300 km ao sul de Santiago.

AFP |

As sirenes de emergência foram ativadas na cidade, situada no sopé do maciço, que entrou em erupção na sexta-feira. Todas as pessoas que permaneciam no local tiveram que sair, incluindo as equipes jornalísticas.

"Como medida de segurança foi iniciada a evacuação imediata de toda a população que permanecia na cidade de Chaitén, de aproximadamente 384 pessoas, além das equipes de operações de emergência, autoridades e equipes de imprensa que se mantinham na região", indicou a Onemi.

Há "uma produção de lava e fluxos piroclásticos emanam do vulcão desde, aproximadamente, as 08h45" locais (09H45 de Brasília), acrescentou.

A retirada das pessoas foi organizada por mar a bordo de dois navios da Marinha chilena e uma equipe de resgate da Força Aérea do Chile foi mobilizada na cidade de Puerto Montt, a cerca de 200 km de Chaiten e 1.035 km ao sul de Santiago do Chile, constatou a AFP.

Nas próximas horas, outras equipes de resgate serão mobilizadas em localidades vizinhas.

Os especialistas do Serviço Nacional de Geologia e Minas temem que a atividade do vulcão se acentue ainda mais.

"Estamos preparados para o caso de ocorrer alguma coisa pior", considerou o vulcanólogo Luis Lara, ressaltando que a erupção do vulcão Chaiten é apenas uma etapa inicial.

Segundo o especialista, a maior preocupação é com o risco de explosões mais violentas, acompanhadas de fumaça e de cinzas ainda mais densas e nocivas.

"O vulcão explode de maneira muito forte", declarou a presidente chilena Michelle Bachelet, pedindo calma à população.

Um gigantesco cogumelo de vários quilômetros de altura de cinzas e fumaça que saía do vulcão em erupção começou a cobrir toda a região, de acordo com imagens divulgadas pela televisão pública.

pa/dm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG