Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Forças terrestres isaelenses prontas para atuar

As forças terrestres israelenses estão prontas para atuar contra o Hamas em Gaza, afirmou nesta terça-feira à AFP a porta-voz do Exército hebreu, que não divulgou uma data para a ação.

AFP |

"As forças terrestres estão prontas para atuar. Todo mundo está em sua posição em terra", declarou a porta-voz, Avital Leibovitz.

"A opção existe. Pode ser aplicada, mas no momento só atacamos por ar e pelo mar", acrescentou.

"Restam muitos objetivos que ainda não atacamos", destacou a porta-voz.

"Agimos de acordo com o plano inicial e constatamos sinais de enfraquecimento no Hamas. Mas isto não significa que tenha perdido a capacidade de disparar foguetes contra Israel", explicou a porta-voz.

A ofensiva militar contra o Hamas na Faixa de Gaza está na primeira fase, afirmou o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

"As operações aéreas e marítimas do Exército israelense constituem a primeira fase entre várias já aprovadas pelo gabinete de segurança", disse Olmert durante uma reunião com o presidente Shimon Peres.

No quarto dia da ofensiva do país na Faixa de Gaza, o vice-ministro israelense da Defesa, Matan Vilnai, afirmou que Israel está disposto a lutar durante semanas contra o movimento radical palestino Hamas.

"Estamos preparados para um conflito prolongado e para semanas de combate", declarou à rádio pública israelense.

"O Hamas ainda dispõe de centenas de foguetes, mas perde força a cada dia. Queremos fazer uma mudança radical na situação de segurança no sul de Israel", afirmou.

Os disparos de foguetes palestinos a partir da Faixa de Gaza contra o sul de Israel mataram quatro israelenses desde sábado, início da ofensiva aérea de Israel contra o Hamas neste território palestino.

Segundo o último balanço anunciado pelos serviços de emergências da Faixa de Gaza, os ataques israelenses desde sábado deixaram 360 mortos e 1.700 feridos.

pa/fp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG