Forças russas começam a se retirar da Geórgia, afirma general

As tropas regulares russas que ocupam a cidade georgiana de Gori começaram a se retirar, afirmou neste domingo à AFP o general Vyacheslav Borisov, comandante da região, enquanto que as autoridades da Geórgia acusaram os russos de fortificar suas posições.

AFP |

"As tropas russas começaram a se retirar e as forças de manutenção da paz estão começando a chegar", assegurou o general, sem indicar se essas movimentações são realizadas em toda a Geórgia ou apenas na região de Gori.

Essa cidade, não muito distante da província separatista da Ossétia do Sul, é um ponto estratégico que liga o leste da Geórgia ao oeste, e está ocupada pelas tropas russas desde que penetraram em território georgiano na segunda-feira.

"O que vocês viram na estrada para Gori? Uma coluna de forças de manutenção da paz", disse o general aos jornalistas, assegurando que "todas as rotas estão abertas à ajuda humanitária e aos georgianos".

No entanto, o secretário do Conselho de Segurança georgiano, Alexander Lomaia, afirmou que as forças russas continuavam neste domingo fortificando suas posições na Geórgia, longe da região separatista da Ossétia do Sul, apesar do cessar-fogo que estipula que devem se retirar.

"Não há sinal algum de que os russos estejam planejando sua retirada. Pelo contrário aumentam os pontos de guarda e fortificam suas posições", declarou à AFP.

Em Igoieti, a 30 km de Tblisi, neste domingo de manhã não se via os soldados russos que no sábado haviam instalado seus blindados e cavado trincheiras.

Segundo um acordo de cessar-fogo negociado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, as forças russas devem se retirar do território georgiano.

As forças russas de manutenção da paz devem recuperar suas posições na Ossétia do Sul e terão direito de patrulhar vários quilômetros dentro do território georgiano até que seja instalado um mecanismo internacional.

sjw-alf/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG