Forças afegãs e estrangeiras preparam grande ofensiva em Helmand

Cabul, 3 fev (EFE).- As forças afegãs e estrangeiras lançarão em breve uma nova grande operação com milhares de soldados na província sulina de Helmand, onde os talibãs têm alguns de seus principais redutos, assegurou hoje à Agência Efe uma fonte oficial.

EFE |

Segundo o porta-voz do Ministério de Defesa afegão, Zahir Azimi, a ofensiva será realizada no centro da província, embora não tenha especificado os distritos e a data do início.

O objetivo da operação militar conjunta é "separar" à população civil dos insurgentes, de acordo com Azimi.

As tropas afegãs e estrangeiras já lançaram duas grandes ofensivas em 2009, antes da realização das eleições presidenciais de agosto, com o objetivo de derrubar os talibãs de distritos do norte e do sul de Helmand.

Ainda para o primeiro semestre está prevista uma campanha militar dura no Afeganistão, onde os reforços comprometidos pelos EUA e a Otan elevarão a quase 140 mil o número de tropas estrangeiras no país para combater à insurgência.

Em Helmand, na fronteira com o Paquistão, os talibãs têm alguns de seus principais redutos e nesta região é cultivado parte do ópio que financia o terrorismo.

Na Conferência de Londres sobre o Afeganistão no fim de janeiro, representantes de 60 países sentaram as bases para devolver o controle da segurança às forças da ordem afegãs e abrir um processo de reconciliação nacional que inclua um diálogo com os talibãs dispostos a abandonar a violência. EFE lo-amp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG