Força europeia pode treinar policiais afegãos

Hluboka (R.Checa), 27 mar (EFE).

EFE |

- Os países que formam a Força de Guarda Europeia (Eurogenfor) chegaram a um princípio de acordo para enviar membros ao Afeganistão, a fim de trabalhar na formação da Polícia afegã, disse hoje o ministro francês de Relações Exteriores, Bernard Kouchner.

Ele lembrou, entretanto que ainda faltam alguns detalhes a decidir, como se a força -formada por policiais militares de Espanha, França, Itália, Holanda e Portugal- se coordenará com a Otan ou com a missão europeia de formação e apoio à Polícia afegã.

Kouchner disse que a França pode enviar cerca de 150 policiais, e que, no total, de 300 a 500 agentes devem ser mandados ao Afeganistão.

O ministro francês disse ainda que a Polônia e Turquia - esta última não sendo membro da UE, mas sim da Otan- podem se somar a esta iniciativa.

A França teve a iniciativa de enviar membros da Eurogenfor ao Afeganistão, dentro do atual debate para aumentar a presença internacional no país em todos os níveis (militar e de segurança, político e econômico), no momento em que cresce a violência praticada pelos talibãs. EFE rcf/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG